A audição é a captação e interpretação dos sons emitidos no ambiente, e o órgão responsável é o ouvido, que é capaz de captar sons até uma determinada distância.

Como Funciona a Audição

O aparelho auditivo recebe as ondas sonoras, que fazem o tímpano vibrar, e logo após o tímpano, os três ossos da orelha (martelo, estribo e bigorna) também vibram, e essas vibrações são encaminhadas para a cóclea, onde viram impulsos nervosos, que são transmitidos ao cérebro pelo nervo auditivo.

O ouvido se divide em três partes:

Piercings OrelhaOuvido externo – é composto pela orelha e por um canal (conduto auditivo) que liga a orelha ao tímpano. A orelha coleta os sons, e os direciona para o conduto auditivo (que transmite para o tímpano), e protege o ouvido médio.

Ouvido médio – o tímpano (que é uma membrana) se encontra entre o ouvido externo e o médio. O ouvido médio é constituído por três pequenos ossos, o martelo, bigorna e estribo, que amplificam as ondas sonoras vindas do ouvido externo, e as transmitem para o ouvido interno. Cada vez que o tímpano vibra, ele transmite a vibração para o martelo, que passa a informação à bigorna, e esta ao estribo, que se encontra em uma abertura chamada de “janela oval” (entre o ouvido médio e o interno), onde a informação será passada ao ouvido interno. O ouvido médio tem como função também, proteger o ouvido interno de sons de muita intesidade, ou de mudanças súbitas de pressão, através de dois conjuntos de músculos: um faz a contração do tímpano, e o outro afasta o estribo da janela oval.

Ouvido interno – é composto pela cóclea e pelo aparato vestibular, que é composto por três canais semicirculares (não desempenham nenhuma função na audição, mas são importantes para o equilíbrio do corpo humano). A cóclea é onde se encontra os terminais nervosos, e quando as vibrações chegam até esses terminais, elas são transformadas em ondas de compressão que ativam o órgão de Corti, que transformam as ondas em impulsos nervosos, e são enviados ao cérebro para serem interpretados.

Surdez

A surdez é a diminuição da audição, que reduz a percepção de sons, dificultando a compreensão. Mas existem vários tipos e graus de surdez.

Quando o grau é leve, muitas vezes o indivíduo não percebe que escuta menos, e só descobre depois de fazer exames. Porém, quando essa perda auditiva aumenta, e passa a ser média e severa, os sons muitas vezes ficam distorcidos, as palavras se tornam abafadas, alguns ruídos mais distantes como telefone e campainha, se tornam extremamente difíceis de se ouvir, as pessoas precisam falar mais alto ou mais perto do ouvido para que a outra entenda, entre outros sintomas. E o grau profundo, é quando a pessoa passa a não ouvir exatamente nada.

A surdez pode ser de condução, que ocorre por um bloqueio no mecanismo de transmissão de som, desde o canal auditivo externo até o limite com o ouvido interno, ou a surdez pode ser por percepção, que acontece quando há problema no mecanismo de percepção do som, desde o ouvido interno até o cérebro.

 Algumas causas da surdez por condução

  • Obstrução causada por objetos introduzidos no canal do ouvido, ou por acúmulo de cera;
  • Danos causados ao tímpano, como perfuração;
  • Infeccção no ouvido médio;
  • Lesão ou infeccção dos ossos localizados dentro do ouvido médio. 

Algumas causas da surdez por percepção

  • O ouvido interno sofre lesões por ruídos intensos, que pode aconter por uma única exposição ou após várias exposições (ex: máquinas industriais, música em volume alto, motocicletas, fogos etc);
  • Alguns antibióticos, que podem ocasionar em lesões nas estruturas neurossensoriais;
  • Infecções virais e bacterianas (ex: rubéola, caxumba e meningite);
  • A idade é uma grande causa, a surdez é comum entre os idosos, pois vão perdendo a audição gradualmente;
  • Surdez congênita, causada por hereditariedade ou durante a gravidez;
  • Variação de pressão no líquido do ouvido interno.