Mãos Barriga GrávidaO tato permite ao ser humano sentir as coisas através de terminações nervosas existentes na pele. É por ele que temos a sensação de quente, frio, seco, molhado, texturas, formas, volumes, etc. Mas esse sentido não é encontrado apenas em uma região específica, pois todas as áreas do organismo possuem mecanorreceptores, que são responsáveis por captar estímulos mecânicos, térmicos e dolorosos. A pele é o maior órgão do corpo humano e suficientemente sensível para discriminar pequenos relevos.

Existem diversas terminações nervosas e corpúsculos, que são responsáveis pelas percepções táteis, veja os principais:

Corpúsculo de Paccini – é capaz de captar a percepção da pressão, que é transmitida para outras camadas e enivada aos centros nervosos correspondentes. São formados por uma fibra nervosa, onde a porção terminal é envolvida por várias camadas que correspondem à diversas células de sustentação.

Corpúsculo de Meissner – são mecanorreceptores que se concentram em regiões sensíveis à toques leves, como nas pontas dos dedos, língua, lábios, mamilo, palma da mão, etc. Se localizam sob a epiderme.

Corpúsculo de Krause – são receptores térmicos do frio, formados por uma fibra nervosa, onde sua terminação possui forma de clava. Se localizam nas regiões limítrofes da pele, como exemplo, ao redor dos lábios e dos genitais.

Corpúsculo de Ruffini – é responsável por captar sensações de calor. Apresenta-se como uma dilatação com terminações nervosas ramificadas, que são envolvidas por uma cápsula conjuntiva.

Terminações nervosas livres – são responsáveis pela percepção dos estímulos mecânicos, térmicos e principalmente, dos dolorosos. Quando sentimos dor, sentimos pela captação do estímulo recebido por meio das terminações nervosas. A dor é sempre a mesma, o que varia é sua intensidade.

Perda de Sensibilidade

A perda de sensibilidade pode ser ocasionada por sequelas de alguns acidentes e traumas na coluna. Algumas doenças apenas alteram a sensibilidade, como hanseníase e diabetes.